terça-feira, 26 de abril de 2011

Notas rapídas.

Rio

Um carro a cada 2 pessoas até 2020

Capital atingirá seu limite de saturação de automóveis e terá congestionamentos iguais aos de São Paulo

Até 2020, o Estado terá um carro para cada dois moradores, segundo estudo da Coppe-UFRJ. Nesse mesmo período, a frota da capital deve crescer do atual 1,8 milhão para mais de 3 milhões - sem contar outros veículos, como motos. Com o aumento, a cidade terá atingido seu limite de saturação de veículos, deixando os congestionamentos parecidos com os de São Paulo hoje.

"A diferença é que São Paulo é uma cidade mais espalhada, enquanto as vias do Rio têm de respeitar a orla e os morros", disse ao Destak o professor de engenharia de transportes da Coppe, Paulo Cezar Ribeiro, coordenador do estudo.

Hoje, há cerca de 300 veículos para cada mil habitantes na cidade. O limite de saturação é 500. A pesquisa aponta que o aumento da frota ocorreu não só na capital, mas em municípios de pequeno e médio portes.

Nos últimos dez anos, a frota do Rio e de Niterói cresceu 28% em média. Em Campos, esse crescimento foi de 43%; já em Duque de Caxias e Nova Iguaçu a frota cresceu 38% em dez anos.

Segundo Ribeiro, o grande aumento em Campos, Duque de Caxias e Nova Iguaçu é porque não havia tantos veículos nesses municípios há uma década.

"As cidades precisam se preparar urgentemente para lidar com esse aumento. É necessário proporcionar ao usuário um sistema público de transporte eficiente, capaz de desestimular o uso do transporte individual", disse.

Segundo o professor, a estimativa é de que o número de veículos hoje no Estado seja igual ao de Alemanha, França e Inglaterra, só que esses países oferecem à população transporte coletivo adequado à demanda.

"As pessoas sempre terão carros. Para que elas voltem a usar transporte público é complicado", concluiu.

Frota na capital deve chegar a 3 milhões; hoje ela é de 1,8 milhão

volta redonda

Soldado é acusado de estuprar menina

Um soldado de 18 anos da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) foi preso no fim de semana acusado de estuprar uma menina de oito anos. Segundo o 28º Batalhão da PM, os pais da garota teriam presenciado o estupro. Ele foi levado preso para a Aman e responderá pelo crime com agravante de a vítima ser vulnerável, pela idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário; pois ele é muito importante para nos, para que possamos inovar mais e amais.